26 de abril de 2009

ALBÚM PARA O DIA DAS MÃES

Confecção do Albúm

Modo de fazer:
- Reproduza as páginas do albúm em cartolina. - Distribua uma atividade diariamente para as crianças realizarem.
- Reúna as páginas formando um albúm colando ou colocando espiral.
- No dia da "Festa das mães
" peça as crianças que presenteiem as mães com o albúm.

CAPA: Pintar a rosa de vermelho e cada letra de uma cor. Colar glitter na rosa.


PÁGINA 1: Pintar o anjinho e colar brocal dourado ou vermelho em volta da nuvem e dentro do nome mamãe.


PÁGINA 2: Pintar a ilustração e colar flores desidratadas de várias cores ou de camurça em volta da mensagem.

PÁGINA 3: Colocar lixa debaixo da folha e passar o gizão de cera azul, deitado, para imitar o céu. Tirar cópia das estrelas em papel laminado dourado e colar na página de acordo.



PÁGINA 4: Colar um coração de camurça vermelho (duplo) para abrir de acordo com o medelo. Colar a foto da mamãe dentro do coração ou pedir que à criança a desenhe. Colar lantejoulas nas bolinhas e brocal dourado nas estrelas.


PÁGINA 5: Passar batom na boca das crianças e pedir-lhes que beijem dentro do quadro para ficar as marquinhas.


PÁGINA 6: Pintar as flores e pedir que as crianças escrevam o seu nome.

PÁGINA 7: Mensagem do(a) professor(a) às mães.



20 de abril de 2009

PORTA-RETRATOS PARA O DIA DAS MÃES





Esta lembrancinha é bem fácil de fazer!

Você vai precisar de:
E.V.A;
Fita de cetim;
Cola glitter;
Argolinhas de metal;

Pistola e cola de silicone.


Para montar é bem fácil:
- Corte os retângulos de E.V.A, sendo que o que vai ficar na frente é vazado no meio, onde vai ficar a fotografia.

- Cole o retângulo da frente (vazado) com o do fundo. Atenção! Deixe um lado sem colar para colocar a fotografia
-
Faça flores de E.V.A e passe cola glitter.



- Depois de
colar os retângulos, una os porta-retratos com as argolas de metal.

- Faça dois furos na parte superior do retângulo para amarrar a fita que vai servir para pendurar o porta-retratos depois de pronto.


- Faça também dois furos na parte inferior do porta-retrato de baixo e amarre as fitinhas soltas para dar o acabamento final.


Dica: Peça aos alunos fotos deles com suas mães e coloque-as no porta-retratos
. As mães vão amar!!!!


Projeto Casa do Escritor
O Projeto Casa do Escritor, entre tantos projetos literários, é mais uma atividade didática promovida que tem como finalidade criar, despertar e cultivar a prática constante e indispensável da leitura, seja na primeira, na segunda ou na terceira idade, uma vez que livro nenhum tem período ou momento exato para ser lido, não nos cumula anos, mas sabedoria para vivê-los melhor.
Livros são alimentos riquíssimos para a formação da nossa pers
onalidade, para a cristalização do nosso saber e para a calcificação da nossa auto-estima e, o melhor, não são perecíveis; não somente podem, mas devem ser mantidos ao alcance das crianças e consumido em grandes doses, desde a pré-alfabetização até as mais tenras primaveras.
Acreditando e investindo nessa premissa, o objetivo é levar não apenas o aluno, mas também professores e pais a se familiarizarem, primeiramente, com o autor das obras — pesquisando sobre sua vida, suas motivações para escrever, seu estilo, sua percussão — e, só a partir desse conhecimento, se lançar à leitura das obras previamente selecionadas.

Fundamentação Teórica


A tarefa de educar, há muito, reclama do corpo docente criatividade, dinamicidade e, o mais importante, exemplos vivenciados na prática e não meramente citados ou solicitados. Nada mais é porque é ou se faz porque tem que fazer! Dadas as novas diretrizes do ensino e seu
caráter multidimensional, o aluno deixa de apenas receber os conteúdos e passa a experienciá-los, buscando suas origens e suas aplicações na prática.

Com a leitura ou a literatura não acontece diferente, o professor tem de estar engajado no projeto de ler e reler para melhor orientar e incentivar esse dom nos alunos, que constantemente vêm s
endo persuadidos pelos meios de comunicação em massa. Nesse sentido, um dos objetivos do Projeto Casa do Escritor é motivar paralelamente toda a comunidade escolar, de forma que, desde a ed. infantil ao 9° ano, durante um bimestre, se trabalhe o mesmo escritor, com todos juntos, buscando e descobrindo coisas novas.

Ao educador, é designada a função de adaptar a mensagem dos livros às habilidades e competências programadas para serem vencidas em sala de aula, interdisciplinarizando e enriquecendo a bagagem cultural do aprendiz e de si próprio.

Objetivos do Projeto

O Projeto Casa do Escritor tem por objetivo motivar os alunos a adquirirem gosto pela leitura com base na exploração da vida do autor. O que, geralmente, é apenas citado ao final de um livro ou de uma aula, aqui é o que rende de uma a duas semanas de trabalho.
Realçando e abraçando uma frase do escritor Ziraldo, a escola ideal é o lugar onde se ensina, antes de mais nada, o prazer pela escrita e pela leitura. A química do aprender está em misturar o viver com as
letras.


Objetivos Específicos
Os objetivos listados abaixo devem ser selecionados de acordo com o grau de desenvolvimento e de maturidade da turma.

- Trabalhar a leitura e a interpretação dos alunos a partir dos desenhos e sinais gráficos que o texto apresenta.
- Extrair do texto um referencial positivo de bons hábitos e atitudes.
- Desenvolver habilidades artísticas a partir do desenho, da pintura ou da confecção de um personagem ou de uma cena que tenha chamado a atenção da criança.
- Trocar informações, respeitando a opinião do outro.
- Estimular o pensamento crítico.
- Modificar a compreensão da realidade por meio de pesquisa.
- Descobrir características culturais do autor e da sua obra.
- Ser capaz de elaborar textos de conteúdo rico e sensível.
- Criar o novo.
- Produzir redações poéticas ou informativas.


Metodologia do Projeto


Esse projeto foi idealizado com o propósito de estimular a leitura, suscitar a criatividade, a imaginação e a inteligência dos alunos que, no geral, constituem um público para a literatura infanto-juvenil.

A meta é expandir informações acerca dos autores e das obras que compuseram e ainda hoje compõem a história da arte de escrever, promovendo, dessa forma, não só uma interação de intimidade entre o leitor e a história, como também uma contribuição para a sua formação intelectual.


A priori, sugere-se que seja trabalhado um autor literário por bimestre. Nessas condições, é lançado um roteiro com sugestões de atividades para cada professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1°ao 8ª°ano, de forma que esses se sintam motivados a interagir com seus alunos na pesquisa sobre a vida e a obra do autor que estiver em pauta.


Uma coisa importante de se destacar é que qualquer atividade pedagógica proposta no âmbito escolar depende, em parte, do interesse dos participantes. Cabe ao educador, motivação para a aquisição de materiais que viabilizem a aplicação do projeto e de biografias e bibliografia que facilitem a busca.


Como funciona o Projeto Casa do Escritor

O Projeto Casa do Escritor inicia-se justamente dentro de uma casa maqueteada
. O primeiro passo é estimular os alunos a desvendarem, juntamente com os seus professores, a identidade da foto do escritor apresentado.

Quem sou eu?

Depois de simuladas várias hipóteses sobre quem poderia vir a ser esse escritor, coloca-se na casa uma pequena referência sobre a sua pessoa e o seu trabalho literário.


Muito prazer...

Agora começa a hora da pesquisa Autor e Obra. Como incentivo à aquisição desses novos conhecimentos, a professora deverá fazer a divulgação de um dos seus livros, lendo-o ou dramatizando-o.

Olha o que eu escrevi

Aqui, o professor listará com os seus alunos várias obras desse autor e escolherá com eles algumas histórias para serem lidas em sala.
Além dos livros apresentados e deixados em exposição na Casa, os alunos podem fazer uma pesquisa complementar extraclasse.
É interessante que os alunos conheçam pelo menos três obras do autor que estiver sendo estudado, cabendo ao professor escolher um ou mais livros para melhor interdisciplinarizar com os conteúdos do bimestre.

Fechando com chave de ouro!

O projeto de cada escritor é fechado com uma aula magna de forma que a escola inteira se faça presente, isto é, alunos, professores, servidores, coordenação e, inclusive, direção.
Não existe um modelo específico para essa culminância. Algumas susgestões poderão ser apresentadas como teatro de fantoches, dramatizações com o corpo docente, um sarau poético, etc.

Fonte: Construir notícias

16 de abril de 2009

18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL





IDEIAS PARA O DIA DO LIVRO INFANTIL

O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

POESIAS
Sítio do pica pau amarelo
Autor: Daniel Fiuza

Monteiro Lobato criou
A globo bateu o martelo
A boa novela voltou
Com doce e caramelo
Sítio que o povo chamou
De pica pau amarelo.

Nossa vó é dona Benta
Senhora muito simpática,
Com ela ninguém inventa
Por ela ser sistemática
Em volta a turma se senta
Pra resolver problemática.

Tia Nastácia é doceira
Faz muita coisa gostosa
Além de ser cozinheira
Conta história e prosa
Dos seres da capoeira
E de princesa formosa.

Lá tem a boneca Emilia
Mandona inventadeira
Na historinha ela brilha
Faz pirraça é faladeira
Deixa todos numa pilha
Irreverente encrenqueira.

Pulando com uma perna só
Feliz o saci vai aprontando
Viaja no redemoinho de pó
Com seu cachimbo fumando
Quem conta isso é nossa vó
E a gente vai acreditando.

O porco marques de rabicó
Com medo vive escondido
Se manda quer viver só
Por tia Nastácia é escolhido
Mas a Emilia não tem dó
Vive no pé do perseguido.
Quem cuida dos animais
É um homem de muita fé
Pra Fazer tudo é capaz
Ele é o tio Barnabé
Conta historias demais
Da cuca saci e jacaré.

Ainda tem o burro falante
Que La Fontaine emprestou
Nessas fabula interessante
Ele é um filosofo palrador
Um intelectual importante
Que lá no sítio chegou.

A cuca é uma feia bruxa
No formato de um jacaré
No caldeirão ela puxa
As maldades de má fé
Sua magia estrebucha
Mas o que faz não dá pé.

O visconde de sabugosa
Na biblioteca vai vivendo
Tem a sabedoria formosa
Todos os livros vai lendo
Sua cultura fica pomposa
E seu talento aparecendo.

A menina narizinho
Esperta e muito sapeca
Com o nariz arrebitadinho
Ela é a dona da boneca
Se junta com o Pedrinho
Não deixa cair à peteca.

Da cidade vem o Pedrinho
Gosta do banho no ribeirão
Aventureiro e espertinho
Mas tem um bom coração
Vai se juntar com narizinho
Para explorar o sertão.


Cordel baseado no livro do inesquecível escritor Monteiro lobato, e sua adaptação para a televisão.



SITIO DO PICA PAU AMARELO
Pedro Galuchi

Uma família muito da deliciosa
Com façanhas às vezes meio malucas.
Artes infantis mil por aqui e ali
Sabedoria do Visconde de Sabugosa
Artimanhas sem parar do Saci
Imaginem haver duas cucas.

Encontramos nessa grande família
Diversão de toda maneira...
Cabelos de palha, a Emilia
Aprontava que quase não aguenta
A Senhora Encerrabodes de Oliveira
Conhecida vovó doceira dona Benta

Não faz mal a ninguém, o Quindim
Hipopótamo grande e bonzinho
Doce de Nastácia devorado sem dó
Pelo guloso e moleque Pedrinho...
Reinação de Narizinho, enfim...
Vão ficar do tamanho do Rabicó!

Quem imaginaria um burro conselheiro?
Um Barnabé do roceiro fiel retrato
Verdadeiras aulas de vida sem lero-lero...
Aritmética, Geografia, jeito bem brejeiro
Maravilhas do Pica Pau Amarelo...
Do genial e criativo Monteiro Lobato


SEGUE ABAIXO UM MINI-LIVRO QUE EU FIZ PARA OS MEUS ALUNOS COLORIREM.
É SÓ DOBRAR E MONTAR!



FRENTE



VERSO



12 de abril de 2009

VIVA O ÍNDIO!

Entender a questão indígena hoje é conhecer mais profundamente o próprio País, com essa imensa diversidade de culturas, de línguas, de jeitos de ser e de pensar.

HERANÇA INDÍGENA
Herdamos dos índios muitos costumes, que foram incorporados pelo nosso povo. Com isso, eles contribuíram para a formação cultural e social do povo brasileiro. Vejamos alguns desses hábitos:

NA ALIMENTAÇÃO:
Comemos:
  • PALMITO
  • MANDIOCA
  • AMENDOIM
  • BANANA
  • BATATA - DOCE
  • PITANGA
  • CAJU
  • MILHO
  • CARÁ
  • MACAXEIRA


Preparamos:
  • BEIJU
  • COMIDAS DE MILHO (CANJICA, PAMONHA)

NA MEDICINA:
Conhecemos e fazemos uso de algumas plantas medicinais para curar doenças.



NA ARTE:
Aprendemos a arte das cestarias, de tecer redes e esteiras, bem como a fabricação de utensílios de cerâmica.



NO FOLCLORE:
Aprendemos a contar histórias que falam dos bichos, do Sol, da Lua, das plantas, das estrelas...

São conhecidas como MITOS, passados de geração a geraçãodurante muito tempo. Com essas histórias, os índios explicavam o seu mundo, suas raízes e tudo em que eles acreditavam. Temos: As lendas do Saci-Pererê, do Curupira, da Mãe d´água, etc. Os folguedos populares, como o bumba-meu-boi.




NO NOSSO VOCABULÁRIO:
Existe uma lista enorme de palavras de origem TUPI.
elas dão nomes a cidades, rios, alimentos, animais e pessoas.
Por exemplo: ARARA, IGUATEMI, SAMAMBAIA, JACARÉ, UBIRATÃ, PINDORAMA, PACA IRAQUITÃ, IBIRAPITINGA, ITAPUÃ.





11 de abril de 2009

CARTAZES PARA SALA DE AULA

Segue abaixo alguns cartazes para colocar na sala de aula.
É só imprimir e montar!
Espero que seja útil!!
Bjos!!

Ajudante do dia

Aniversariantes do mês

Quanto somos hoje?


Cantinho da leitura


Cantinho de ciências

Cantinho da matemática