9 de outubro de 2008

PROJETO MEIO AMBIENTE

Educação Ambiental

Pela própria natureza da questão ambiental, a aquisição de informações sobre o tema é uma necessidade constante para todos. Isso não significa dizer que os professores deverão “saber tudo” para que possam desenvolver um trabalho junto aos alunos, mas, sim, que deverão se dispor a aprender sobre o assunto e, mais do que isso, transmitir aos seus alunos a noção de que o processo de construção e de produção do conhecimento é constante.
O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso, é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental.

A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta. Muitas das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos diretamente ligados à questão ambiental. Nesse sentido, as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre Meio Ambiente a fim de compreender a sua realidade e atuar sobre ela. O exercício da participação em diferentes instâncias (desde atividades dentro da própria escola até movimentos mais amplos referentes a problemas da comunidade) é também fundamental para que os alunos possam contextualizar o que foi aprendido.
Os conteúdos de Meio Ambiente serão trabalhados através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: 1997. vol. 9. p. 47 a 54.


Percebe-se que a questão ambiental é um fato social e político.
Trabalhar esse tema na escola constitui-se uma questão de preservação da vida.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados de modo a servir de referencial para o trabalho educativo do professor, podendo ser adaptados à realidade de cada região.
Os objetivos e conteúdos trabalhados pelo docente devem visar à formação dos indivíduos, proporcionando-lhes conhecimentos de que necessitam para crescerem e atuarem como cidadãos conscientes na sociedade.A Educação Ambiental deve ser trabalhada de modo a atender às realidades brasileiras, sempre observando as peculiaridades de cada região e tendo o entendimento de que a preservação ambiental é a preservação da própria vida.

Este ano, na escola em que trabalho, desenvolvemos um projeto com a idéia de construir, com as crianças, uma consciência sobre o meio em que vivem, reconhecendo-se como parte do mesmo. O principal objetivo era que, a partir dessa consciência, eles contribuíssem para o desenvolvimento de atitudes de respeito e preservação.

O tema foi trabalhado de diversas maneiras:
- Leitura de textos relacionados ao tema;
- Produção de cartazes;
- Confecção de um livro sobre o meio ambiente;
- Produção de brinquedos com materiais recicláveis.

Segue abaixo uma mostra do que foi feito!




Passo - a - passo da confecção do livro:























5 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO TRABALHO, ADORO O MEIO AMBIENTE, TAMBÉM FAÇO TRABALHOS DE CONSCIENTIZAÇÃO COM MEUS ALUNOS.

Marcilene Oliveira disse...

Marcilene Oliveira da cidade de Panelas - PE,sou pedagoga e estou cursando psicopedagogia. NOooosa adorei seu blo.. PARABÉNS, tudo perfeitinhbjs, tb estou fezendo um projeto com o tema " Despertando uma consciência Ecológica"...

riobertamordaminhavida disse...

Que coisinha mais fofa!!!!!!
Usarei com meus alunos!
Parabéns!!!!

Unknown disse...

eu adorei ter visitado amei que coisa tao linda!

Rita de Cassía disse...



Mais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1



Veja também:

ATIVIDADE MEIO AMBIENTE 1° AO 5°ANO

Atividades meio ambiente 1° ano

Atividades meio ambiente 2° ano

Atividades meio ambiente 3° ano

Atividades meio ambiente 4° ano

Atividades meio ambiente 5° ano


DESENHOS PARA COLORIR E PINTAR

Desenhos para colorir meio ambiente

Desenhos para colorir reciclagem

Desenho para colorir sobre poluição