25 de março de 2010

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS

A vela

Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.




Os sinos
Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.



O cordeirinho
Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.



Os ovos
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.



O Coelho
Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está
espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.



Trigo e Uva
Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande
significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo
Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais
indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas
de pães e jarras de vinho.



O peixe
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos
sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina,
trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.



O Girassol
O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado
para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar
viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.



203 comentários:

1 – 200 de 203   Recentes›   Mais recentes»
Lindaci V. disse...

Adorei, me ajudou muito com meus alunos! Obrigada ;}

Unknown disse...

me ajudou muito

Planejamento Tributário disse...

Obrigada pelo seu blog, pois eu e minha sobrinha acabamos de realizar um trabalhinho sobre a pascoa e retiramos daqui. Beijos e Feliz Pacoas.
Catia (tia) e Cristiane (sobrinha)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei seu blog; até adicionei aos meus favoritos!Ele vai ser bastante útil para ajudar meu filho com as tarefinhas. Parabéns, xará!

Renata Marri / Bom Conselho-PE

Unknown disse...

obrigado por te me ajudado no trabalho da escola
que Deus te abemçoe

Pâmela disse...

Achei muito legal,mas falta simbolos!
adorei mais melhore mais pode mais simbolos.

Jonilde disse...

Muito legal o Blog explicar da Páscoa, achei super interessante tbém outros temas, continue contribuindo com que nestamos seguindo seu Blod
trabalho com Ensino Rspecial e qualquer dúvida podem enviar email.bjkas

rosana disse...

muito legal este blog, me ajudou bastante em minha festa de páscoa. Valeuuuuuu!!!!

loucuras online disse...

entrem no meu www.jaciofilho.blogspot.com

Vilma Lopes Araújo disse...

Amei td por aqui, irei me planejar p/ curiar e aproveitar cada uma das postagens, o tempo é curto e foi em busca de pesquisa q encontrei vc, parabéns e com certeza Jesus se alegra por tanto carinho e dedicação com as crianças, DESDE JÁ, FELIZ PÁSCOA!

Unknown disse...

Lindo...sou professora no magistério e fiquei encantada, parabéns.

lidiane100%original disse...

lindooooooooooooo!!!!!!!!!!amei...........

Unknown disse...

NOSSA ADOREI ESSA PAGINA EXPLICA MUITA COISA
BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

Unknown disse...

adorei esse blog pois assim meu filho pode fazer seu trabalho da escola vcs que fizeram esse blog sao o maximo vcs estao de parabens.madeleine

Unknown disse...

Me ajudou muito,adorei.

Nati disse...

esta legal o blog!
mas so tem os simbolos simples, faltou alguns...
mas... parabens!

manu disse...

ola esse blog é legal então parabens xau gente bjs

poor: manu

digo disse...

Adorei blog pois me ajudou muito no trabalho de escola do meu filho adorei parabens Deus abençõe beijos parabens ass zansa

Unknown disse...

eu amo a páscoa e principalmente jesus ele que foi e sempre sera nosso eroí!porque ele que nos salvou e eu quero que jesus abensoe quem estiver lendo isto

vitóriaa ' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitóriaa ' disse...

Muito booom mesmo, você está de parabéns. ;D
Quem quiser segue o meu Blog: http://vikimoraes.blogspot.com/

Unknown disse...

muito bom mais fautou alguns simbos
me ajudou bastante!!!!!!

Unknown disse...

Obrigada, Renata me ajudou bastante q Deus te abençõe

PROFESSORA D'ARQUINHA disse...

AMEI SEU BLOG ME AJUDOU MUITO NAS MINHAS ATIVIDADES.
PARABÉNS

Unknown disse...

oi gostei muito seu Blog me ajudou muito no meu trabalho Parabéns pra vocês bjs.

Unknown disse...

EU AMO A PÁSCOA POIS ELA NOS FAZ RELEMBRAR DA MORTE DE JESUS CRISTO

Unknown disse...

Eu adorei este blog.
eu tenho 10 anos e o meu nome é Veronica
eu tenho um trabalho na escola de ensino
relijioso,eu estou na quinta serie.
tenho que fazer um trabalho sobre a pascoa
eu presiso procurar os simbolos e os
significados e esse blog é o perfeito.

Unknown disse...

NUNCA VI NADA MAIS
LINDO NA MINHA VIDA

Unknown disse...

que legal estes significados da páscoa !!!
Ameii

rangel.junior20 disse...

nossa vei q maneiro o negocio e a parada mando certinha e nois povin q gosta da pascoa

Unknown disse...

oi, amei seu blog , foi de muito valor para a pesquisa de minha filhota .sucesso

Unknown disse...

ADOREIIIIII MTO,MTO,MTO AXEI TDU Q PRECISAVA. VALEU XAU XAU E CONTINUE COM ESSE GRANDE SUCESSO NA NET. XAUZINHO0OOOOO :D

Unknown disse...

Eu precisava desses símbolos para completar meu dever de caasa. :D

Unknown disse...

gostei muito!!

Unknown disse...

isso me ajudou muito com o trabalho da escola!♥

Anônimo disse...

acho que o significado da pascoa não isto e a mote e resureicão

bruna disse...

eu acheii muito bom essse bloco q vcs fizeram esse que nós acha em outro lugar naum tem tdo, esse tem tdoo o que eu queriiaa bjoss

Unknown disse...

adorei os significados de cada um adolllluuu....

Priscila disse...

Adorei,muito obrigada!

Unknown disse...

é muito importante, pois é uma maneira de estar mais próximo de CRISTO

Unknown disse...

eu adorei me ajudou muito

Unknown disse...

isso me ajdou muito no trabalho da escola amei muito e muito lega

Sara araujo disse...

muito bom ameei para a minha pesquisa!!!exelente!!!

Unknown disse...

me ajudou muito obrrigada minha tia vai adorar.Parabens para a autora

Unknown disse...

ei muito legal me ajodou muito sou de SP litoral norte saosebastiao cigarras! ei potoco ddtank americano so no yoogames

Unknown disse...

legaaaaauuuu muuito chou de bola ei sou thesary potooooocooo ddtank é dimai emtrem e jogue pode com fiar ^_^ !

Unknown disse...

obrigado

rangel.junior20 disse...

olha eu ai de novo,essa malandrage de pascoa é muito loca véi ,saco a parada mer mão é manra,urrrrrrrrrrrrrruuuuuuuuuuu tem muita aventura,falo povin q gosta da pascoa é nois

isabeç disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nathaliasilqueira disse...

:) ajudou o meu dever de casa de ensino religioso!

nathaliasilqueira disse...

='.'=

D.Q disse...

nossa! que site perfeito, amei, ajudou na minha pesquisa,obrigada(!!)

Marian A. Andrade disse...

se não fosse esse blog, meu trabalho de artes estaria arruinado! muito obrigada por criar este blog!

izabella suanw disse...

ameei mto obg a esse site, eu fiz meutrabalho com essa pág. inteira !sz'

LMMD disse...

Vlw !!!! Tirei a nota máxima nesse trabalho .

DDtank mp disse...

esse site e demais eu amei e ainda tireu 100 em ensino religioso

raquel Lovato disse...

esse site me ajudou a fazer um trabalho da escola bjsss feliz pascoa ass: Raquel Pucktt.

receitas disse...

Eu Adorei Esse Blog Era Exatamente o Que Eu Precisava Para meu Trabalho de Escola,Nesse Blog Tá Todos os Símbolos e Significados.Ameeeeei!!!!!
Feliz Páscoa!!!!
ASS;Bianca

Bruna Check Da Silva Santos disse...

....

Bruna Check Da Silva Santos disse...

Ola , Eu Adooreei Esse Bloog Mim Ajudoou Bastantee Vooç , Estaa Dee Parabéns Fiica Coom Deeus Xauuu Beeiijooos' D:

Anônimo disse...

vcs fazem um ótimo Trabalho. muito Obrigada pelas informações.

ana disse...

me ajudou muito obrigado adorei seu saite

isabela\ disse...

muito obrigada vc me ajudou muito com este blog se não fosse por este blog não teria terminado um trabalho da escola obriga -da por este blog

ingridfilha disse...

otimo amei me ajudou muito com o trabalho da escola

ingridfilha disse...

otimo amei me ajudou muito com o trabalho da escola

fã de guerra nas estrelas disse...

isso ajudou muito.valeu!!!!!eu tava precisando para um trabalho da escola.

andre junior disse...

massa eu gostei de mais

bruno disse...

eu gostei mas falta simbolos e eu acho errado as pessoas gostarem da pascoa so por que relembra a morte de jesus a morte de jesus e uma coisa q naum e pra lembra mas sim da resurreiçao bom me ajudou muito no trabalho de historia

bruno disse...

nossa q bobera q palhaç
ada

Raíssa Rosa disse...

Vim pesquisar um trabalho da escola pra minha irmã e achei seu blog super legal e já estou seguindo.
Venha me visitar e fique a vontade :)

beijos ;*

http://noostillo.blogspot.com.br/

Arte e Poesia disse...

Obrigadão, vai ajudar com a tarefa da minha filhota.

Emilly Santos disse...

Muito obrigada' vai me ajudar bastante!! Valeu mesmo !! Espero que ajude tambem a outras pessoas; muito legal este blog'

greice disse...

obrigada vc me ajudou a fazer meu trabalho!!!!!!!!!

Alda disse...

Nossa! amei este blog.Me ajudou com um trabalho de escola.gostei muuuuiitoo.Recomendo tambem o meu blog.
http://modaetec.blogspot.com

wesleyrizzi@yahoo.com.br disse...

me ajudou pro meu trabalho de escola também.Eu adorei muuuiitoo.

amanda vaz disse...

eu queria o simbolo e significado da cruz para completar o dever de casa mas mesmo a sim me ajudou mto mto mto mto mto
tem todos os simbolos em ordem igualsinho como a sora passo
eu acho que ela pegou daqui brigada ai

Tatiane disse...

Maria eduarda 07/04/12
da vera cruz
valeuuu me ajudou muito.
mas queria saber o significado
da cruz.

natalia gata disse...

sabemos ke do hebreu pesearch,pascoa significa a passagem da escravidao para a liberdade e é isso ke eu tenho para falar
ps:natalia

laiza disse...

adorei o site me ajudou muito

jessica disse...

adorei me ajudou bastante com o meu trabalho de ensino religioso valendo dois pontos fiz de ultima hora

pascoa disse...

obrigado,DEUS te abençoe.

ivandra disse...

tirei um 10 por isso muito obrigada
xauuuuuuuuuuuuuuuuuu

iago disse...

valeu ai o site me ajudo no dever de casa de ensino religioso!

Ariel disse...

nossa vlw mesmo, graças a esse site meu trabalho de portugues vai ficar otimo...

Thays Taveira disse...

legaal e interesante esse site. meu trabalho de religiao ficor otimo....

Larissa Gabryelle disse...

amei o site vou indica mais pessoas para visitar ele!!!!!!

adrielle disse...

gostei muito fis um trabalho sobre os simbolos da pascoa

rangel.junior20 disse...

Hahahahahahaha estou de volta galerinha sagaz vcs gostaram msm ? eu tbm gstei pacaralho nota 10 proceis q ajudaru a cria esse brog valeu brothers e tbm valeu ai poviiiiin q gosta de pascoa e de leite moça um beija no torax e no femur e no pancreas.

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá Renata! Entrei para conhecer teu blog, adorei, lindo e lindas postagens, já estou ficando. Convido você a conhecer o meu, se gostar participe. Abraçoss

Nicole Barros disse...

isso me auxiliou muito nos estudos amei tudo,muito lindo parabens

Elis Cristina disse...

Olá, Renata!! Seu blog me ajudou muito em um trabalho que tinha que fazer para o meu colégio...Obrigada e Parabéns!!! Abraços e Beijos.

Elis Cristina

Anônimo disse...

Ajudou muito no meu trabalho. Obrigada. Bjus! ;* :7

Anônimo disse...

Adorei,esse site me ajudou bastante para o trabalho,salvei no favoritos que ele traz muitas informações sobre o natal,pascoa,e tal ...quando precisar voltarei aqui mais vezes a procura de alguma informação,me encantei com essa pagina.... esta otima!! OBRIGADA pela ajuda,volto mais vezes beijos até a proxima ;]

Anônimo disse...

Olá! queria dar os parabéns para esse maravilhoso site.. está ajudando muitas pessoas,eu sou uma delas! rç' mais voce criou um site maravilhoso Renata! fiquei sem palavras ;> me ajudou bastante e aos meus irmãos tambem eu tenho 12 anos e adorei muito achar esse site no GOOGLE >< estou encantada esta te parabéns!

Anônimo disse...

obrigada me ajudou muito,sou catequista

Jacy disse...

me ajudou muito, pude responder melhor as perguntas dos meus catequizando.obrigada:

Anônimo disse...

Muito bom me ajudou no trabalho de artes.

Anônimo disse...

mim ajudou bastante tambem n dver d ksa, eh ainda bem que eu achei pq tem ves que agente queq um site eh aparece outro q nao temw nda haver.

moda disse...

ola concegui fazer minha pesquisa da pascoa com isso obg !!!!!!!!!!!!!

Ivome camill disse...

Amei o blog pois me ajudou no meu trabalho de musica e mau professor dr musica o TON NASCIMENTO nos indicou o blog para que nos podéssemos faser un trabalho melhor para que ganharemos todos os pontos . Me ajudou bastante muito obrigada espero que seja feliz por ter ganhado os pontos total .Muito obrigado mesmo!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

olá , gostei muuuuito , e fiz a minha pesquisa certinha sobre a pascoa !!!!!!!!!! muito obrigadaaaa !

EDUARDA disse...

MUITO OBRIGADO MI AJUDOU MUITO OS SIMBOLOS DO NATAL E É MUITO INTERESANTE

Anônimo disse...

querida eduarda eh pascoa nao natal!hehe

Anônimo disse...

Meus deus efeitos luxoosos kkkkkkkkkk
seu nbões

Claudia disse...

Valeu mesmo as dicas sobre a Páscoa. Ajudou bastante.

poço disse...

adorei os sinbolos sao lindos

Anônimo disse...

muito legal esse blog parabens :D

Unknown disse...

voce poderia ter ponhado o presente o xpistós votos e presentes e vestes brancas mais com esses me ajudou um pouco to fazendo um trabalho estou no 4 ano e esse projeto vale nota mais os outros eu pesquizo mais parabens vc é muito bom em ponhar para as pessoas saberem

Unknown disse...

visitem meu site: http://www.gtsuperdownloads.com

Anônimo disse...

adorei muito legal

Emmily disse...

Oi acabei de fazer um trabalho sobre a pascoa o blog me ajudou muito!
Bjo!

Anônimo disse...

muito10 adorei muito

Anônimo disse...

gostei muito me ajudou na lição

Anônimo disse...

E a cruz?

Anônimo disse...

muito obrigada vc mi ajudou mt sempre q eu tiver uma pesquiça vou vim aki ;)

Anônimo disse...

muito bom esse blog sempre que precisar dou uma passadinha por aki

Anônimo disse...

gostei muito mesmo me ajudou muito no meu trabalho de artes e eu agradeço muito por esse blog.

Unknown disse...

adorei me ajudou muito com o meu trabalho de escola e eu mandei muito bem espero tirar boas notas !

Unknown disse...

Gostei muito ' quando abri este site ajudei minha prima a fazer um trabalho de escola (grazi Suzano ( ela postou um comentario logo acima ))
e ... também espero que ela tire notas booas neste trabalho sempre que eu precisar irei entrar neste site porque é muito bom para pesquisar coisas do tipo : trabalho de escola *--*

Anônimo disse...

o brigado pela ajuda na minha pesquisa

Ewerton Brecci disse...

Gostei ! Parabéns !

Unknown disse...

Obrigada ajudou muito na tarefa da minha filha

blog do elcio disse...

vcs me ajudaram muito
estava louco pq ñ encontrava um site assim com tantos significados
quando eu prcisar de novo eu venho
OBRIGADA

silvana disse...

adorei mim ajudou muito

Anônimo disse...

fera show!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

gostei mais do coelho

carol disse...

u ovo foi o melho do mais o coelho

Anônimo disse...

Foi bem mais facil na minha lição de casa da pascoa muito bom recomendo a todos http://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&docid=uxIozUQTPRfr2M&tbnid=4qDp3nyySHI-vM:&ved=0CAgQjRwwAA&url=http%3A%2F%2Fimagensface.com.br%2Fdatas-comemorativas%2Frecados-para-orkut-de-pascoa%2F2&ei=IxdSUb6dC4fP0gG994HoBA&psig=AFQjCNF6u9_rPW8IAhZ0rbyCiNomNzwVvA&ust=1364420771244451

Anônimo disse...

amo todos mando beijos a todos

Anônimo disse...

muito legal

Anônimo disse...

a páscoa e boa porque te chocolate e varias outras coisa boa!!!!!

Unknown disse...

Oii,
seu blog me ajudou muiito!
Quero parabénizá-lo(a) pelo empenho de criação dele e por mantê-lo assim; Lindo,Completo,Agradável e Simpático!
Continue assim!
Meus sinceros abraços!!

Mariana

Unknown disse...

muitooooo legal adoreiii msmo

Unknown disse...

muito legal gostei mesmoooooo

Unknown disse...

Adoreii

jeovanna disse...

eu sou a moana e estou no 3 ano do ensino fundamental e estudo na escola INSTITUTO EDUCACIONAL SÃO JOSÉ e minha prof pediu para fazer um trabalho sobre os símbolos da páscoa e seus siguinificados e isso me ajudou muito vlw

MOANA ;)

Anônimo disse...

oi esse site é uóó tem até estrelinhas que brilha onde o mouse que vc passsa amei parabens autora tenho que ir!!

marilise disse...

Já estou seguindo o seu blog e gostaria que vc seguisse o meu. Adorei seu Blog com certeza vou divulga-lo no meu face também.

Joyce Ellen disse...

olá Bom Dia . eu apenas quero comunicar que esse blog é muito bom adorei .

Unknown disse...

o brigada eu agora esto fazendo eu trabalho sobre a pascoa

Unknown disse...

o brigada eu agora esto fazendo eu trabalho sobre a pascoa

Unknown disse...

Valel pela contribuição,adorei!

Unknown disse...

Adorei seu blog, meu filho ficou encantado com as novidades! Parabéns!

Anônimo disse...

Muito Obrigado Eu Conseguir Faser Meu Trabalho Com a Ajuda do Site Párabens a Quem o Criou !!!!!®¥

Anônimo disse...

Esse girassol aí no final está mais para adoração ao deus mitra do que para Deus de Abraão, Isac e Jacó.

Unknown disse...

Obrigado isso me ajudou muito com o meu trabalho.

Anônimo disse...

obrigado esse texto me ajudou no meu trabalho xau

Anônimo disse...

Obrigadoooo.
Te amoooooooo.
Noooooooossa.
Ajudoooou.
S2
Love you forever.
Eool
akiii
bjim
eol tirei 10
em 30 tirei 30.
Bjoooooos

kkjardim disse...

Muito bom!!
Estou fazendo um trabalho com meu filho.
Serviu como contribuição.
parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

eu amei esse blog ele é d+

Anônimo disse...

Brigada querida

Unknown disse...

Valeu mesmo ajudou bastante ta otimo o blog..
:)

sofia silva disse...

Meu símbolo preferido é o peixe.A minha amiga Santeago da minha na escola colégio nossa senhora das graças. A minha tia Zezé escolheu ela para ser o peixe.Beijinho da Sofia!

sofia silva disse...

Meu símbolo preferido é o peixe amigo Santeago da minha na escola colégio nossa senhora das graças. A minha tia Zezé escolheu ela para ser o peixe.Beijinho da Sofia!

sofia silva disse...

Meu símbolo preferido é o peixe.Meu amigo Santeago da minha na escola colégio nossa senhora das graças. A minha tia Zezé escolheu ela para ser o peixe.Beijinho da Sofia!

Anônimo disse...

obrigado por me ajudar no trabalho da escola

Anônimo disse...

valeu malucos por ajuda ae

Unknown disse...

oi eu gostei muito desse blogger por que ele fala tudo sobre o sínbolos da páscuo

Anônimo disse...

eu gostei desse site

Pablo Sessi disse...

Adorei seu site, mas a COLOMBA PASCAL deveria estar também aí...

Att
Pablo

Anônimo disse...

amei seu blog, achei bem interessante :)

Unknown disse...

mim ajudou muito com meu trabalho da escola

mathhhheusssss disse...

obrigado blogge voce me ajudou muito na pesquisa que eu estou fazendo para a catequezi

Anônimo disse...

Ameei me ajudou muito!!
Muito bom esse blog!

Unknown disse...

nossa ajudou muito pq eu tenho um trabelha pra fazer sobre a pascoa kkk ♥♥♥♥♥ Adorei §§§

Mikael Brenno disse...

o seu blog me ajudou muito e adorei esses brilhinhos que ficam caindo quando arrasta o mouse, está de parabéns melhor blog que eu já vi.

Unknown disse...

legal

Anônimo disse...

nossa e muito bom!!me ajudou e ajudou a fazer o meu trabalho sobre a pascoa e tao bom esse site adorei vou sempre a acessa ele para os trabalhos da pascoa vou me retirar

Anônimo disse...

adorei me ajudo muito por que eu colei.

Anônimo disse...
























adoreeeeiiii os brilhos quando meche o mause aiii que babado colega

Anônimo disse...

Muito bom precisava fazer um trabalho sobre a pascoa e isso era tudo que eu precisava!

Anônimo disse...

amei me ajudo muito obg*---*

Felipe Santos disse...

Muito Obrigado! Você Me Ajudou Muito a Fazer Meu Trabalho Da Escola... Abraço!!!

IsabelaFrénetica disse...

Ameiiiiii parabens!

Unknown disse...

otimo!!! me ajudou e mto com a tarefa da minha irmã....

yasmin dantas disse...

oi eu sou yasmin tenho 10 anos gostei do seu blog amei e adicionei a favoritos !!!!!! :]

Unknown disse...

bom,me ajudou muito com o meu dever de religião!

Unknown disse...

bom,me ajudou muito com o meu dever de reliao

Anônimo disse...

aiiiiiiiiiiii que tudo eu amo amooooooooooooooooo a pascoa é tudo pra mmim bejin* do estoro


Anônimo disse...

gostei mim ajudo com meus alunos

wesley disse...

mi ajudou muito com meu deve de religião vou postar esse site em todos os site pra ele ficar muito famoso

bárbara silva disse...

noossaaa valeu mesmo me ajudoou e tanto

Unknown disse...

Adorei muito interessante

Anônimo disse...

Obrigada me ajudou muito com o meu trabalho escolar!! :) ;)
Feliz Páscoa!!
Assinado: Ana Shizue

Anônimo disse...

Muito obrigada ,isso me ajudou e ajudou a meu irmão .

Felipe Quemel disse...

Muito bom, essas respontas.

Anônimo disse...

gostei muito esta mim ajudando muito no meu trabalho

Unknown disse...

Muito obrigado..ajudou a fazer o tema da escola da minha filha sthefany!!

Anônimo disse...

Muito legal me ajudou d+ com meu trabalho de escola tenho sertesa que vou tira 10
Muito bom mesmo esse blog

Unknown disse...

ME AJUDOU DEMAIS VALEU

Anônimo disse...

santo anjo do senhor ati meconfiou a piedade divina sempreme regi megarde meilumune a Amen!!!!


JESUS

Unknown disse...

Ola,meu nome e Eduarda,hoje esse Blogger me ajudou no dever de catequese

Unknown disse...

Ola,meu nome e Eduarda,hoje esse Blogger me ajudou no dever de catequese

Anônimo disse...

Me Ajudou a Fazer o Trabalho Obg =)






Leticia disse...

Olá Esse Blogger É Perfeito Min Ajudou A Fazer Um Trabalho, Perfeito Nota 10

Unknown disse...

EU VOU USAR ESSE BLOG TODA A VEZ QUE TIVER UM DEVER DA ESCOLA DA PASCOA ELE ME AJUDA MUITO E TIREI UM 10 NA MATERIA....

Unknown disse...

OBRIGADA ,ADOREI ESSE BLOG NOS AJUDOU MUITO NO TRABALHO DA ESCOLA (EU E MEU FILHO ).
FELIZ PÁSCOA

Unknown disse...

Obrigada, foi de grande importância, ajudou bastante.

Anônimo disse...

Viado

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 203   Recentes› Mais recentes»