15 de março de 2008

HORA DA BRINCADEIRA!!!!!!!!



Faixa etária: 3 anos


  • Telefone sem fio

Leve seus alunos para o pátio da escola ou realize a brincadeira dentro da sala, colocando-os sentados lado a lado com as pernas cruzadas. Diga uma mensagem para uma criança que estará na ponta. Esta criança deverá passar a mensagem para o ouvido do colega ao lado. A criança que recebeu a mensagem, deve passá-la, bem baixinho, de criança para criança, até chegar no último participante. Quando chegar no último, este deverá falar, em voz bem alta a mensagem que escutou.



  • Quem te chamou?

Coloque seus alunos sentados formando um círculo. Peça para um deles ficar de pé, no centro do círculo e vende os olhos com um pano. Gire a criança em torno de si mesma. Em seguida aponte para um aluno que está sentado e ele deverá chamar o nome do colega que está no centro. Pergunte: Quem te chamou? O aluno do centro deverá reconhecer, pela voz, o colega que o chamou. Caso reconheça, trocará de posição com o colega.



  • Corre cotia na casa da tia

Sente as crianças num círculo amplo. Do lado de fora do círculo escolha uma criança que ficará segurando uma bola. Ao sinal dado, à criança escolhida começa a andar depressa, circulando a roda, para escolher um colega que irá colocar a bola. Enquanto isso todos cantam:


CORRE COTIA NA CASA DA TIA


CORRE CIPÓ NA CASA DA AVÓ


CORRE COTIA DE NOITE E DE DIA


CORRE DEBAIXO DA CAMA DE MARIA


Quando o aluno perceber que a bola está atrás dele, a pegará e sairá correndo tentando pegar o colega, antes que ele sente no seu lugar.



Faixa etária: 4 anos



  • Macaquinho

Coloque seus alunos sentados formando um grande círculo. Escolha uma criança que deverá ficar fora do círculo e ocupar o centro de olhos fechados. Escolha outro aluno que está no círculo para ser o macaquinho. Ao ouvir o sinal, o aluno deverá começar a fazer mímicas, devendo ser imitado pelos colegas, sem deixar que o aluno do centro perceba quem ele é. O aluno deverá descobrir quem é o macaquinho. Caso consiga, escolha outro aluno para fazer o macaquinho.



  • Construindo pontes

Leve seus alunos para o pátio da escola e coloque-os dispostos em quatro fileiras com o mesmo número de crianças. Elas formarão duas pontes, ficando uma na frente da outra, com os corpos afastados, com os braços estendidos para o alto e de mãos dadas. Ao sinal, os dois últimos alunos começam a passar por baixo da ponte, sendo seguidos pelos outros colegas. Vence a ponte quem passar todas as crianças e construí-la novamente.



  • Atenção ao comando

Leve seus alunos para o pátio da escola e peça que todos fiquem de pé, lado alado, formando meia lua. Explique que dará alguns comandos e eles deverão cumprir, só quando tiver a palavra "atenção". Inicie a brincadeira tentando confundir as crianças: Todos sentados! Atenção! Mãos para frente! Atenção! Pular de um pé só! Mãos na cabeça! Levantar a perna! Atenção! Marchando!, e assim continua.



Faixa etária: 5 anos



  • Morto-vivo

Coloque os alunos correndo num círculo. Fique no centro do círculo para dar os comandos da brincadeira. Ao falar "mudar", todos devem dar meia volta e correr na outra posição. Ao falar "morto", todos devem parar e deitar no chão bem quietos, ao falar "vivo" os alunos levantam depressa e recomeçam a correr. É uma brincadeira que precisa de espaço para se realizar.



  • Nadando no rio

Delimite no chão do pátio duas linhas, a uma distância de 30 cm uma da outra, que será o rio. Peça aos alunos que se posicionem em fila. Ao sinal, cada criança corre e pula para o outro lado da margem do rio. A criança que não conseguir pular, nadar e cair nas águas do rio é eliminado, ficando "molhado". Depois vá aumentando a largura do rio: 40 cm, 50 cm, etc.



  • Quem está com o anel?

Disponha os alunos arrumados em um círculo e todos de joelho segurando com as duas mãos um cordão que passa um anel por dentro. Escolha um aluno para ficar no centro do círculo. Enquanto todos cantam, o anel corre pelo cordão; o colega do centro terá que acompanhar o seu deslocamento. Quando a música parar, o anel deverá ficar escondido na mão onde parou. A criança do meio deverá dizer onde parou o anel. Se acertar, irá para o lugar dele, senão continua até acertar.


8 comentários:

Solange Paglarini, disse...

Olá...
Brigada pela visita Renata. Eu tbém criei o meu olhando outros,
aí vamos arrumando conforme o jeitinho da gente. O meu ainda é novo tem três meses, tem muita coisa q quero arrumar, mais isso é aos poucos.
Bjinhos

Lindas Artes e Fotos disse...

Oi Renata!!!
Fiquei feliz em receber sua visita, e obrigada por me adicionar aos seus favoritos, vou te adicionar aos meus tb!!!
Gostei muito do seu cantinho!!!
Precisando de qualquer coisa é só falar!!!
Beijos!!!

Bruna Andrade, disse...

Oi renata seu blog está lindo, parabéns! Faz umas visitinha ao meu, espero que goste. fik comm Deus.

Bruna Andrade, disse...

OI RENATA, FELIZ PÁSCOA.FIK COM DEUS. BJOOOSSS!!!

Solange Paglarini, disse...

ola...
estou aguardando sua visita novamente, bjos.

Elisabete Affonso disse...

que lindo seu blog, uma graça amei... já virei super fã e seguidora, estarei sempre por aqui, uma linda semana p vc!!!

guiga_zonasul disse...

mtu boooooooas suas ideias, me ajudaram bastante...brigada (:

Turma 205 Godói disse...

Muito legal. Obrigada, fará nossas tardes mais divertidas.