1. Justificativa:
Já é tradição, todos os anos em junho, os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. Nas escolas, todas as atividades giram em torno deste tema, que é de grande agrado das crianças. Nas lojas da cidade, as bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o interesse das crianças.
Este tema vai constituir uma rica oportunidade para a professora desenvolver o espírito religioso e o gosto pelo folclore brasileiro.
2. Assuntos a serem discutidos:
A vida dos santos padroeiros destas festas.
- As características das festas juninas: as vestimentas dos participantes, a ornamentação do ambiente, as canções folclóricas.
- Origem da fogueira de São João.
- As superstições em torno do assunto.
- Lendas alusivas ao assunto.
- As brincadeiras preferidas em tal ocasião.
- A vida do homem do campo: costuras, vestuários, ocupações, alimentação transporte, crenças.
3. Atitudes a formar ou desenvolver:
- Gosto pelas festas juninas.
- Admiração pelo homem do campo.
- Respeito pelos santos padroeiros.
- Cooperação com os colegas nos trabalhos e nas danças folclóricas.
- Interesse em colaborar trazendo gravuras, reálias, confeccionando enfeites para a ornamentação da sala de aula.
4. Hábitos e habilidades formar ou desenvolver:
- Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas.
- Trabalhar e divertir-se em conjunto.
- Cantar e dançar ritmicamente.
- Confeccionar material para ornamentação da sala de aula.
Antes de iniciar a unidade, a professora deve:
- Consultar livros sobre o assunto.
- Procurar notícias nas revistas e jornais.
- Selecionar gravuras sugestivas para levantamento de perguntas.
- Procurar reálias, como balões, enfeites e trajes típicos, chapéu de palha, peneiras, espigas de milho.
5. Iniciação:
- Através de conversas, despertar o interesse das crianças pelo assunto e proporcionar-lhes base para levantamento de perguntas, através do material exposto e de atividades realizadas.
6. Incentivação:
Ornamentação da sala de aula com:
- mural sugestivo
-balões
-lanternas
7. Iniciação propriamente dita:
Conversar com as crianças, abordando os seguintes temas:
- Por que se festeja São João com fogueira?
- Por que o dia de São Pedro é festejado neste mês?
- Por que se usam nestas festas bandeirinhas, fogueiras, fogos?
- Por que é proibido soltar balões?
- Por que São Pedro aparece com uma chave na mão?
- Por que levamos mastro com imagem do santo festejado?
- O pular a fogueira sem se queimar é verdade?
- Por que comemos pés-de-moleque, batata-doce, pipocas, canjicas, nesta época?
8. Desenvolvimento – Atividades específicas:
Nesta fase, a professora conduzirá as crianças, de maneira a que elas possam responder às perguntas e resolver os problemas surgidos na iniciação através de atividades (que levam objetivamente a responder às perguntas e constatar os problemas levantados).
- Rodinhas informativas.
- Hora de novidades e surpresas.
- Excursões.
- Entrevistas.
- Pesquisas.
- Comentários de gravuras.
- Observações dirigidas de reálias.
Atividades Relacionadas (que possam esclarecer e fixar o assunto estudado):
Comunicação e Expressão: dramatização, pantominas, coro falado, poesias e quadrinhos, jogos e recreação.
Matemática: desenvolvimento de conceitos matemáticos, noções de Ciências Naturais: o estudo do milho e seus derivados.
Conteúdos
Dos problemas e questões, se extrairá o conteúdo que poderá ser resumido mais ou menos assim:
Vida dos Santos padroeiros destas festas:
-Santo Antonio – 13 de junho – Seu amor à pobreza e ao Menino Jesus. É considerado o Santo Casamenteiro.
-São João – 24 de junho
Quando João nasceu, sua mãe, Isabel, avisou do seu nascimento acendendo uma fogueira. Assim se faz, até hoje, no dia de São João.
-São Pedro – 29 de junho – Um pobre pescador que mais tarde se tornou o primeiro papa.
Levar as crianças a sentirem como Jesus ama os humildes.
Como a família e a comunidade comemoram estas festas: Com fogueira, jogos, quadrilhas e outras danças típicas; levantamento de mastros, procissões, novenas no meio rural.
Servindo alimentos típicos: canjicas, pipocas, batata-doce, amendoim, pé-de-moleque, pipoca, cocada, broa de fubá, quentão, garapa (cana-de-açúcar) etc.
Vestindo-se “a caráter” à moda do homem do campo.
A vida do homem do campo:
-Vestuário: chapéu de palha, capa de couro cru, botas ou descalço, em geral roupas velhas e remendadas.
-Divertimento: serenata, bailes aos sábados ao som da viola e sanfona.
-Alimentação: é feita através dos produtos adquiridos no seu meio.Alimentos à base de milho como canjica, cuscuz, pamonha e outros, como por exemplo: arroz-doce, melado, pé-de-moleque, cocada baiana, amendoim torrado, batata-doce, etc.
-Transportes: usam de preferência o cavalo, o carroção de boi e andam a pé.
-Casa: é simples, sem luxo.
-Instrumentos de trabalho usados no campo: enxada, arado, foice, machado, ancinho, grades, peneiras, podões, regadores, jacás, etc.-
Encerramento: Festança no arraial.
Espero que vocês tenham gostado do projeto.
Um Beijão!!!!!
8 comentários:
OI RENATA, BOM FINAL DE SEMANA PRA VC TBM. FICA COM DEUS, BEIJOS!!!!!!!
Parabéns pelo projeto!!!
Adorei!!!
Bjs...
Passei para te parabenizar pelo espaço! Espero sua visita, ok... Será muito importante para mim...Bjos mil... Cintia...
http://claudinhaecintiaartes.blogspot.com/
Renata passei para deixar um beijo adorei seu blogger esta LINDO PARABÉNS
Olá!Adorei teu blog...gostei muito mesmo do projeto de festa junina é completo.Espero si]ua visita no meu cantinho e da uma passadinha na salinha de selos e pega uns pra ti.Beijos
gostei muito,parabens !
Oi...
sou Educadora de Idosos e vou usar com eles.
adorei!
oi!
Sou professora alfabetizadora,passei para pegar algumas idéias. Parabéns, obrigada!
Postar um comentário