10 de abril de 2008

BRINCADEIRAS INDÍGENAS


As crianças indígenas brincam muito. Muitas brincadeiras tradicionais brasileiras têm influência indígena. Veja algumas dessas brincadeiras e compartilhe com seus alunos, eles vão adorar!


Jogo de gavião
Todas as crianças, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita: piu. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”.
O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar à última criança. A esta o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão, criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta a seu posto para fazer uma nova tentativa.
Quando conseguir pegar a presa, leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o último da fila tenha sido pego.
Jogo do peixe pacu
Como na brincadeira anterior, as crianças formam a corrente, enquanto alguém é escolhido para ser o pescador. A fila começa a se mexer, feito uma serpente e seus integrantes cantam waitá ma-ge lé ta-pe-wai (este é um pacu). O pescador corre ao longo da fila para tentar tocar o último jogador com uma vara ou um pedaço de pau, que representa a vara de pescar, enquanto as crianças que formam a corrente procuram impedir o seu objetivo.
Jogo dos patos marreca “wawin”
É uma brincadeira que simula a caça aos patos. Os participantes formam uma grande fila, cada um segurando o da frente, com os mais fortes puxando a fila. Estes saem correndo rápido, em ziguezague, de maneira que o extremo posterior da corrente se agita, fazendo os pequenos caírem com frequência. De repente, todos param, simulando o momento em que os patos entram na água. Um menino entre os maiores vira caçador e começa a disparar com as mãos nos patos (as crianças menores), fazendo tac-tac-tac. Um a um, os patos que são tocados com as mãos estendidas do caçador caem no chão, “mortos”, e levados com presas até que não sobre nenhum.

25 comentários:

Cibelly disse...

olá adorei o seu blog...
vou add aos meus favoritos
parabéns

<---Kel FaN---> disse...

parabéns pelo blog...
vc é um sucesso, continue brilhando...
um abraço.

Unknown disse...

voce trabalha muito bem
xau fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Renata Almeida disse...

Obrigada pelo carinho!
Um grande bj!!

Unknown disse...

obrigado pelas brincadeiras

Unknown disse...

Parabéns pelo blog
eu estudo Pedagogia e gosto muiito de visitar beiijos e sucesso

Unknown disse...

Oilá quero de parabenlinsar pelo blog xau

jéssica disse...

brigado eu prescisava para a escola amei otimo<3

Unknown disse...

Muito interessante! gostei levarei para minha escola. Passarei para minhas colegas tbm! sucesso!

Unknown disse...

adorei

Unknown disse...

sou Elivia
ola preciso urgente de uma brincadeira chamada corrente dos indigenas por favor me acudam!!1

Unknown disse...

as bricadeiras sao massa so sao poucas

Unknown disse...

vsf, fato não intendo seus jogos, quero ajuda pro meu trabalho e é impocivel decifrar o seu modo de explicação! não tem como intender o jogo nem como aplicalo!

conta do google disse...

querida
quero agradecer seu amor e dedicação a cultura indígena.
sou universitário cursando o quinto semestre de edu. física, e na matéria de abordagens minha prova será sobre o PCN, e escolhi falar dos jogos populares, e foi de grande valia para minha.
deixo aqui meu agradecimento
sérgio marcelo

Unknown disse...

adorei esse saite

Unknown disse...

esta bom mais precisa de mais brincadeiras

Rulyan Thuillier disse...

muito boa as brincadeiras, usei em um plano de aula que fiz para educação física, onde o objetivo era ter brincadeiras de filas cantadas...ótimo , colaborou com minha aula...obrigado

zc disse...

Muito bom.

Ana Ester disse...

Muito legal , mais vc poderia colocar brincadeiras dos indígenas , influênciadas ou seja que crinaças normais adotaram a brincadeira

Ana Ester disse...

me mostra como coloca : Mural de Recados do blog ?

Mariana disse...

Voce tem um ótimo blog,e trabalha super bem...essa "matéria" sobre brincadeiras indigenas foi superrr útil para o meu trabalho escolar!!!

BJAUMMMM""!!!

Laura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paripe -THC disse...

Seu blog é interresante me ajudou a fazer um trabalho escolar bjoh

aprender,ensinar e ser feliz disse...

estava mesmo precisando dessa idéia.amei!

aprender,ensinar e ser feliz disse...

estava precisando de uma idéia.