24 de abril de 2008

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Algumas sugestões para estimular a leitura

1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e ensino fundamental.
2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros. É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.
3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.
4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.
5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.
Fonte: Construir Notícias


13 comentários:

solange disse...

Olá...
vim fazer uma visitinha no aeu blog, bjinhos fica com Deus

Diniz Atelier disse...

Oieeeeeeeeeeeeeeeee tudo bem? Vim te visitar e desejar uma semana abençoada. Parabéns pelos trabalhos. Beijooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooos

Maria Aparecida disse...

fazendo uma visita, amei. bjos

Unknown disse...

oi renata, estou cursando o 6ºperiodo do curso de pedagogia, e estou pensando em fazer minha monografia sobre leitura, na area da ed. infantil. em uma pesquisa encontrei o seu blog e estou mto enterresada neste assunto.gostaria mto de me comunicar c vc. abçsssss! clotilde

Unknown disse...

Oi Re, trabalho com livros infantis paradidáticos, quem tiver interesse, temos projetos de catinho da leitura nas escolas infantis ... visite meu site e de uma olhada
www.cantinhodaleitura.com.br
ou me escreva pra maiores informações
jaques@cantinhodaleitura.com.br

Unknown disse...

oi Renata, sou josiane também baiana, e estou no 6º semestre do curso de pedagogia na UNEB( campus VII)gostei de seu blog, pois neste semestre estou estudando muito sobre Educação Infantil...um xeruuuuuuuuuu

DANI disse...

Parabéns pelo blog!!!

Espero sua visitninha, ok?

http://dani-brincandoeaprendendo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Gostei do seu blog.
Sou autora do livro Circo-um olhar poético,
que através de poemas visa despertar crianças
e jovens para o prazer dessa linda arte.
Abç...Waleska Frota.

T@ti disse...

Olá........Trabalho com educação infantil e achei o seu blog muito legal.......tem uma porção de dicas de trabalhos...Virei sempre por aqui!!!!Parabéns!!!! Tenho também um blog.......chama http://criancarteira.blogspot.com....Dá uma passada por lá........vai ser um prazer te receber.......Um abração!!

Débora C. Machado disse...

Olá tudo bem
passei para fazer uma visitinha e me tornei sua seguidora
parabéns pela sugestão para estimular a leitura. amei.
Se puder fazer uma visitinha ao meu cantinho terei o maior prazer em recebê-la http://abelhadebby.blogspot.com
bjos

Unknown disse...

Olá Renata.
Sou estudante de pedagogia e estou fazendo um projeto de pesquisa aplicada sobre a Leitura na Educação Infantil. Gostaria que você me indicasse, uns livros onde poderei me basear para construir meu projeto. Obrigada

Krishna Rossella

Unknown disse...

Oi RENATA, sou Alaíse e estou fazendo o 3ºsemestre de Pedagogia, moro no Amapá e passei p/ dizer que gostei muito!!! das sugestões que vc postou....bjs

Unknown disse...

quem sabe um blog sobre literatura infantil brasileira??? tenho que fazer meu tcc..
obrigado