24 de abril de 2008

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Algumas sugestões para estimular a leitura

1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e ensino fundamental.
2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros. É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.
3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.
4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.
5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.
Fonte: Construir Notícias


17 de abril de 2008

IDEIA PARA O DIA DAS MÃES


Flor porta-bombom


Esta flor de EVA é muito fácil de fazer e muito legal para a comemoração ao "Dia das Mães". É uma idéia simples e bonita!!!!!
Material necessário:

1 palito de churrasco;

1 quadrado de EVA;

1 folha em EVA;

fita floral verde ou papel Crepom;
cola bastão;
cola para EVA;
papel para embrulhar bombom;
bombom a sua escolha
Molde:










Passo a passo:

1 - Passe cola bastão na pontinha da fita floral ou no papel crepom e comece a enrolar o palito, termine com cola também.
Obs: deixe uma ponta sem fita para espetar o bombom.
2 - Corte a folha conforme o molde. Encaixe o palito no meio da folha, através da abertura inferior e com a cola de EVA, cole as potinhas, fixando a folha no palito;

3 - Corte o quadrado de EVA conforme o molde. Com cola de EVA una as pontas A com D, H com E, formando um copinho. Pelo lado de fora do copinho, una as pontas restantes: B com G, C com F. A flor estará pronta;
4 - Embrulhe o bombom com o papel laminado. Encaixe o bombom já embrulhado dentro da flor;

5 - Encaixe o palito na parte inferior da flor (até esconder a parte não encapada).
Fonte: Sonho Lilás




10 de abril de 2008

ARTE INDÍGENA

O artesanato indígena é muito rico e variado. 
Veja aqui um modelo de peteca e de colar para fazer com os seus alunos.  

Peteca

Você vai precisar de:
– 1 pedaço de tecido; – 1/2 copo de areia;
– canudinhos finos;
– barbante.

Como fazer:
1. Recorte um círculo de tecido.
2. Despeje areia no meio e encaixe os canudinhos em pé.
3. Segure a parte de cima e prenda o tecido com elástico ou Barbante.


Colar de contas

Você vai precisar de:
– barbante ou cordão fino;
– macarrão furadinho;
– álcool;– anilina colorida.

Como fazer:
1. Disolva a anilina no álcool e deixe o macarrão tingir.
2. Retire o macarrão da anilina e deixe-o secar à sombra.
3. Pegue um pedaço do barbante e comece a enfiar o macarrão, um a um.
4. Depois, dê um nó nas pontas.
Agora você já pode usar o seu colar indígena.

BRINCADEIRAS INDÍGENAS


As crianças indígenas brincam muito. Muitas brincadeiras tradicionais brasileiras têm influência indígena. Veja algumas dessas brincadeiras e compartilhe com seus alunos, eles vão adorar!


Jogo de gavião
Todas as crianças, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita: piu. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”.
O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar à última criança. A esta o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão, criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta a seu posto para fazer uma nova tentativa.
Quando conseguir pegar a presa, leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o último da fila tenha sido pego.
Jogo do peixe pacu
Como na brincadeira anterior, as crianças formam a corrente, enquanto alguém é escolhido para ser o pescador. A fila começa a se mexer, feito uma serpente e seus integrantes cantam waitá ma-ge lé ta-pe-wai (este é um pacu). O pescador corre ao longo da fila para tentar tocar o último jogador com uma vara ou um pedaço de pau, que representa a vara de pescar, enquanto as crianças que formam a corrente procuram impedir o seu objetivo.
Jogo dos patos marreca “wawin”
É uma brincadeira que simula a caça aos patos. Os participantes formam uma grande fila, cada um segurando o da frente, com os mais fortes puxando a fila. Estes saem correndo rápido, em ziguezague, de maneira que o extremo posterior da corrente se agita, fazendo os pequenos caírem com frequência. De repente, todos param, simulando o momento em que os patos entram na água. Um menino entre os maiores vira caçador e começa a disparar com as mãos nos patos (as crianças menores), fazendo tac-tac-tac. Um a um, os patos que são tocados com as mãos estendidas do caçador caem no chão, “mortos”, e levados com presas até que não sobre nenhum.

9 de abril de 2008

SELINHO DA AMIZADE

Você que tem uma amiga muito querida e gostaria de homenageá-la, participe dessa campanha que é uma forma muito especial de conhecer, ser conhecida e de presentear os blogs amigos que sempre visitam o seu cantinho. Propague essa onda de amizade e participe vc também.

INSTRUÇÕES:
Pegue o selo no Gospel Gifs http://gospel-gifs.zip.net/(clike no selo), nomeie 10 blogs amigos e visite cada um deles avisando da nomeação. Se vc foi nomeado por alguém, passe adiante e visite os outros nove blogs que foram nomeados junto com vc. Ao repassar a campanha, pode copiar o texto acima ou criar o seu próprio texto. O importante é não esquecer de avisar onde se encontra o selo e de nomear os seus 10 blogs amigos.

Os blogs amigos escolhidos por mim foram:

http://wwweducarcomamor.blogspot.com/

http://www.arco-ris.blogspot.com/

http://ensinandocomamor.blogspot.com/

http://lindasartesefotos.blogspot.com/

http://recantodacriatividade.blogspot.com/

http://www.educrianca.blogspot.com/

http://luzimara-prazerdensinar.blogspot.com/

http://jacirinha.blogspot.com/

http://amagiadeaprender.blogspot.com/

http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/

Gostaria de agradecer as minhas amigas Bruna Andrade (Educar com amor) e Solange(Arco-íris) por terem escolhido o meu blog!

2 de abril de 2008

CANTINHO DA EXPERIÊNCIA



Cabeça de Coco


Esta experiência é tão legal que todos os seus alunos vão querer ter uma "cabeça de coco" em casa. Você pode realizar esta atividade no Cantinho da experiência e, com o passar do tempo, ver o resultado final. É muito divertido!


Materiais:

Um coco fresco, vaso de flores, caneta piloto grande, colher, composto de adubo, semente de grama, peneira de terra, regador, sacola de plástico preta.


Passo a passo:

1. Peça a algúem para tirar a parte de cima do coco. Coloque a água-de-coco num copo e retire a polpa do coco.
2. Coloque a casca do coco em um vaso de flores para evitar que ela caia e desenhe um rosto nela com uma caneta piloto grossa.
3. Encha o coco com composto de adubo, apertando levemente no fundo.
4. Espalhe as sementes de grama em cima do adubo.
5. Coloque uma camada de composto sobre elas para cobrir todas as sementes. Aperte levemente mais uma vez.
6. Regue e cubra com um saco plástico preto ou coloque em um local escuro até as sementes começarem a brotar.
7. Quando brotos verdes começarem a aparecer, coloque o coco em local claro e regue quando parecer seco. Quando a grama crescer sobre todo o círculo do coco, ela estará pronta para seu primeiro penteado.


Dica:

Se você aparar a grama sempre enquanto ela cresce, ela ficará cada vez mais espessa!






1 de abril de 2008

DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS



02 – Dia Internacional do Livro Infantil
07 – Dia Mundial da Saúde

18 – Dia Nacional do Livro Infantil

19 – Dia do Índio

21 – Dia de Tiradentes

22 – Dia do Descobrimento do Brasil